ELEIÇÕES 2010

Eleitor que votar em trânsito tem até hoje para informar cartórios

Bruna Lencioni, da Gazeta de Limeira

O eleitor que estará fora do seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro e pretende votar em trânsito para presidente da República tem até hoje para se dirigir a qualquer cartório eleitoral e formalizar o pedido. Para o procedimento é necessário levar o título de eleitor e documento de identidade com fotografia, para informar à Justiça Eleitoral em qual capital vai estar no dia da votação.

Confirmada a habilitação e definida a seção especial para o voto em trânsito, o eleitor não poderá votar em nenhuma outra seção, nem mesmo no seu domicílio eleitoral de origem. Portanto, não existe a possibilidade de votar no domicilio eleitoral e, uma segunda vez, no local informado para o voto em trânsito. A partir de 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar, na página de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde estará instalada a seção especial em que deve votar.

SEGUNDA VIA

O eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via (reimpressão) do documento, em qualquer cartório eleitoral do País. Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano, o TSE autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral. A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até 4 de agosto para pedir a segunda via do título.

Vale ressaltar que o TSE reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nessas eleições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s