ELEIÇÕES 2010 – SEM COLA, ELEITOR DEMORA MAIS PARA VOTAR

Sem cola, eleitor demora o dobro para votar

Bruna Lencioni, para a Gazeta de Limeira

O eleitor que não levar a cola na hora de votar nas eleições de 3 de outubro deverá demorar, em média, o dobro do tempo estimado para aqueles que estarão munidos dos números dos seus candidatos. O diganóstico é da Justiça Eleitoral, que ao percorrer bairros de Limeira com a urna eletrônica de treinamento, observou o comportamento do eleitor.

A urna eletrônica permaneceu na Gazeta de Limeira na tarde de ontem, e outra situação constatada é que o eleitor, por enquanto, não se preocupa em treinar. O problema, como considera a funcionária da Justiça Eleitoral, Débora Nunes Cerqueira Araújo, é que sem levar a cola ou ter conhecimento sobre como proceder em caso de erro, a expectativa é de filas nas seções eleitorais.

Entre as situações mais comuns elencadas por Débora está a digitação equivocada. O eleitor, via de regra, está desavisado de que em caso de erro, a urna vai retornar naquela mesma opção, para nova tentativa. Portanto, em caso de erro a partir da votação para deputado federal, a operação não retornará ao início.

O eleitor vai votar primeiro para deputado estadual/distrital, depois para federal, em seguida duas vezes para senador, em penúltimo para governador, e para encerrar, para presidente. Para deputado estadual/distrital deverão ser digitados cinco números; para federal, quatro, senador, três, e governador e presidente, dois números.

PERSONAGEM

O corretor de imóveis Antonio José da Costa, um dos eleitores que procuraram o balcão de anúncios da Gazeta de Limeira ontem, declarou que sempre decide com antecedência seus candidatos, e costuma gravar os números na memória. Questionado sobre a possível dificuldade com a quantidade de números, ele disparou: “Voto há 40 anos e não me confundo com os números. Já minha esposa sempre precisa de cola”. Apesar disso, Costa demorou um minuto e meio para efetuar toda a operação na urna eletrônica de treinamento. O tempo médio daqueles que usaram cola na simulação foi de 40 segundos.

Audiência pública amanhã estimula voto consciente

A Justiça Eleitoral realiza em Limeira amanhã audiência pública no Salão do Tribunal do Júri por recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Associação Brasileira dos Magistrados (AMB). O evento é aberto ao público, começa às 14h30 e será conduzido pelo juiz eleitoral, Luiz Augusto Barrichello Neto.

O objetivo é prestar todo tipo de esclarecimentos à população e atender à campanha “Eleições Limpas – Não vendo meu voto”, lançada pela AMB em parceria com o TSE. A iniciativa abrange todo o País, que amanhã terá o Dia Nacional das Audiências Públicas.

De acordo com o juiz eleitoral responsável em Limeira, o encontro serve para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade, além de divulgar as regras do pleito, assim como a importância do voto consciente. Informações básicas, como o passo a passo na hora da votação, horário, funcionamento da urna eletrônica nestas eleições, estão entre os itens da audiência.

Uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral este ano é com a obrigatoriedade do eleitor apresentar dois documentos em sua seção eleitoral. Além do título de eleitor, será exigido um documento com fotografia.

Publicado hoje no Jornal Gazeta de Limeira e republicado com autorização.

Anúncios

3 respostas em “ELEIÇÕES 2010 – SEM COLA, ELEITOR DEMORA MAIS PARA VOTAR

  1. gostaria do modelo do formulario para votação,pois são muitos candidatos e queria levar uma cola se possivel envie o modelo pois são muitos numeros e será dificil lembrar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s