ELEITOR QUE DEIXOU DE VOTAR NO 1o TURNO PODE IR ÀS URNAS

Eleitor que deixou de votar no 1º turno pode ir às urnas

Bruna Lencioni, para a Gazeta de Limeira de 28/10/2010

Os eleitores que deixaram de votar no primeiro turno das eleições não estão impedidos de ir às urnas no domingo. Os vetados são somente aqueles que estão com o título de eleitor suspenso ou cancelado.

Muitos eleitores têm questionado os cartórios eleitorais da necessidade do pagamento da multa pela ausência sem justificativa no primeiro turno. O eleitor pode efetuar o pagamento após o segundo turno.
Além do presidente, os votantes do Distrito Federal e de mais oito estados – Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima vão escolher também o novo governador. Na votação nesses locais, que envolve 19.476.363 votantes, os eleitores escolhem primeiro o candidato a governador e, depois, o candidato a presidente da República.
Concorrem à Presidência nesse segundo turno os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno, Serra obteve 32,61% dos votos (33.132.283) enquanto a candidata do PT conquistou 46,91% do eleitorado (74.651.434).
Em Limeira, Serra venceu as eleições com 57.472 votos. Dilma teve 51.008, seguida de Marina Silva (PV) com 29.927. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 1.745 votos. Outros candidatos à presidência não alcançaram 1% dos votos em Limeira.
Devem ir às urnas 135.804.433 brasileiros. No primeiro turno, dos 195.463 eleitores aptos a votar em Limeira, foram às urnas 164.479. A abstenção foi 30.984, ou seja, 16,85% do total do eleitorado do município.

MESÁRIOS

Mesários convocados para o primeiro turno devem comparecer também no domingo. A Justiça Eleitoral registrou número grande de pedido de dispensa em razão do feriado de Finados. Em caso de falta ou se for indeferido pedido de dispensa pelo juiz, o mesário poderá ser multado no valor até um salário mínimo. Aqueles que deixarem de justificar sua ausência podem ser processados criminalmente por desobediência à ordem judicial.

JUSTIFICATIVA

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar os mesmos locais para justificativa de voto neste segundo turno. Eleitores que não justificaram no primeiro turno, devem fazê-lo no segundo, caso deixem de comparecer ao seu local de votação. O pagamento da multa para quem deixou de justificar no primeiro turno pode ser feito depois do segundo turno. Os eleitores devem entregar os formulários nas próprias escolas, nos postos de justificativa instalados, ou ainda no Teatro Vitória. O Posto Graal Topázio, na Rodovia Anhangüera também terá posto de justificativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s