Em um ano, Justiça de Limeira realiza mais de 900 teleaudiências – Clipping do JL

Em 1 ano, Limeira realiza 970 audiências

Jornal de Limeira de 21/12/2014
Por Roxane Regly

Tecnologia ajuda a aliviar distúrbios logísticos no Centro da cidade

Em pouco mais de um ano, a Justiça de Limeira já realizou 970 audiências por videoconferência. O juiz da 2ª Vara Criminal, da Vara de Execuções e diretor do Fórum de Limeira, Luiz Augusto Barrichello Neto, considera que o uso da tecnologia já trouxe alívio aos distúrbios logísticos causados no Centro de Limeira, nos arredores do prédio do Fórum, em dia de julgamentos.

Segundo Barrichello, ainda há resistência às audiências à distância por parte de alguns defensores, mas, à medida que conhecem o procedimento, passam a aceitar a opção como funcional e prática. Limeira conta com uma sala, dotada de equipamentos de alta tecnologia, como telas de 42 polegadas e câmeras de alta definição. “Eu mesmo não concordaria com o uso da videoconferência se fosse algo ruim, mas é utilizada a melhor tecnologia, assim, não há problemas, somente benefícios”, defende o juiz.

NA CAPITAL

Se comparado com a cidade de São Paulo, que iniciou o uso dessa tecnologia em 2005, Barrichello considera que Limeira teve muito mais aproveitamento. “Em nove anos a capital realizou um total de 1.234 audiências por videoconferência. Limeira já fez muito mais, se considerar que começamos em outubro de 2013”, avalia. A audiência por videoconferência é realizada quando o réu, preso por crime grave, é considerado perigoso, como aqueles ligados a facções criminosas, evitando assim sua saída da penitenciária.

O juíz conta que uma nova sala de videoconferência foi pedida ao TJ-SP (Tribunal de Justiça), à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e à Prodesp – empresa de tecnologia da informação ligada ao Estado de São Paulo. “É uma iniciativa conjunta. Já pedimos a todos eles, pois todos os juízes daqui apoiam e querem uma nova sala para melhorar ainda mais o processo”, afirma Barrichello.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s